Macieira (Malus)

Macieira no verão

A macieira possui cerca de vinte e cinco sub espécies na Europa, Ásia e América do Norte. Uma das mais usadas para bonsai é a Malus Haliana, que possui frutificação intensa e vigorosa com frutos muito pequenos favorecendo o seu uso para bonsai.

A floração ocorre no início da primavera. Não é aconselhável que se deixe mais do que dez frutos no bonsai para não comprometer, por stress, as florações dos anos seguintes. A macieira é uma árvore de folha caduca.

Qualquer bonsai deve receber sol diretamente nas folhas. A Macieira gosta muito de luz, mas não deve ser exposta ao sol forte no verão. No entanto a exposição desta planta ao sol é indispensável para a sua floração e frutificação.

Como a maioria das plantas frutíferas, a macieira  é uma planta com consumo elevado de água, mas com a particularidade de não gostar de solos muito encharcados. Em períodos de calor deve ser regada diariamente e se for preciso mais do que uma vez ao dia, a fim de manter-se o solo sempre húmido.  Em épocas mais frias, regar somente quando a terra estiver seca na superfície do vaso. Atenção que humidade constante no tronco e raízes favorece o surgimento de fungos, que podem adoecer a planta ou mesmo provocar a sua morte se não for tratada.

O período de adubação da macieira deve ocorrer logo após a sua floração intensa na primavera. Nesta época, usar adubos orgânicos de decomposição lenta.  Evitar adubar em períodos de floração intensa. Os adubos mais indicados são os ricos em Fósforo ( P ). Como sugestão, devem ser usados abudos com uma proporção de N-P-K ( Nitrogênio, Fósforo, Potássio ) na ordem de 04-14-08.

A macieira necessita de um solo com boa drenagem. A  mistura aconselhada pode ser de areia peneirada (entre 2 a 5 mm) e de um substrato de origem vegetal, em proporcões iguais.  Na troca de terra podar no máximo 35 % das raízes. Deve-se providenciar a troca da terra neste bonsai de dois em dois anos, normalmente no final do inverno ou início da primavera quando a brotação é intensa. Nunca adube plantas doentes ou recém transplantadas. Nunca lavar as raízes. Usar vasos profundos e com coloração que combinem com sua floração. Deixar uma pequena quantidade de terra antiga para favorecer a recuperação.

A poda de manutenção pode ser feita facilmente cortando-se os ramos que saem da zona não desejada do tronco ou da copa, para manter a forma de copa triangular. A macieira brota com facilidade na madeira velha e suporta muito bem, graças a sua brotação intensa, podas drásticas.

É muito importante a limpeza das folhas e flores secas ou doentes e o corte dos rebentos novos que surgirem perto das raízes em competição com galhos maiores já existentes.

O aramamento deve ocorrer na primavera e manter-se até final do verão.

2 Comentários

  1. Leandro Pires
    Posted 20 de Abril de 2013 at 10:03 | Permalink

    Olá, Santos,
    Eu tenho um bonsai macieira, porém não queria que ele tivesse as folhas grandes(desproporcionais), e queria saber como faço para que isso não aconteça.
    Desde já muito obrigado. 😉

    Ah, e já agora, tu tens um grande site informativo!

    • Posted 10 de Maio de 2013 at 22:32 | Permalink

      Boa noite Leandro,
      Obrigado por teres estado no meu site. Um dia destes vou atualizá-lo com fotos mais recentes.
      Quanto à macieira, procura colocar num local com muita luz e com sol direto durante toda a manhã.
      Regar quanto baste, isto é, só quando a terra estiver visivelmente seca.
      Também é preciso fazer o metsumi (pinçar as folhas com as unhas), procurando retirar as maiores,
      logo que o raminho começa a crescer.
      Vais obter melhores resultados

Publicar Comentário

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*

  • Novembro 2017
    S T Q Q S S D
    « Set    
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930