Operculicarya

Esta espécie originária de Madagascar, é pouco conhecida no Ocidente pelos bonsaistas e é frequentemente confundida com o Pimenteiro Japonês (Zanthoxilum).

Arbusto caducifólio de pequeno tamanho, de folhas verdes, brilhantes e muito aromáticas, no outono ficam amarelas. Dá pequenas flores amarelas esverdeadas de cheiro muito aromático e frutos redondos de cor rosa ou vermelha e sabor picante. Em bonsai raramente conseguimos ver as flores e/ou os frutos, em virtude da poda de modelação.

A sua localização pode ser todo o ano no exterior, devendo evitar-se o sol directo no verão. Uma boa localização será em zona de semi-sombra e mantendo o solo sempre húmido. Suporta bem o frio, mas resguardar dos ventos gelados do inverno.

Adubar frequentemente, com um adubo orgânico, entre a primavera e o outono.

O transplante deve fazer-se de  três em três anos, devido à grande quantidade de raízes, logo que comecem a aparecer os primeiros brotos. Solos bem drenados, onde entre areia a 35% e o resto mistura universal para bonsai.

A poda tem de ser frequente, pelo menos no verão, época de forte crescimento, para manter o bonsai com um bom aspecto formal. Retirar todos os ramo que se cruzem, opostos ou os que crescem muito verticalmente.

Em geral deve-se regar quando a superfície da terra comece a secar ligeiramente. A frequência da rega depende da situação da árvore, do tamanho do vaso, do período de crescimento. Em suma as operculicarias gostam de solos húmidos.

Um Comentário

  1. Mónica Sofia carvalh
    Posted 6 de Fevereiro de 2016 at 14:26 | Permalink

    Olá boa tarde!
    Faz 1 ano que comprei um bonsai operculicarya, neste inverno ele perdeu todas as folhas, começaram a secar e caíram, ficando com os ramos mais finos igualmente secos. Na raiz tem um rebento que nasceu e este está muito verdinho. É normal está situação?
    Eu rego o com frequência de acordo com o recomendado e ainda não o transplantei, pois do que pesquisei a melhor altura é na primavera.
    O que devo fazer?

One Trackback

Publicar Comentário

Your email is never published nor shared. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*
*

  • Novembro 2017
    S T Q Q S S D
    « Set    
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    27282930